Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Receitas em geral

Como Fazer Massa de Panqueca? Receita de panqueca rápida e prática!

adolfoeduardo
Escrito por adolfoeduardo em 22 de março de 2022
Como Fazer Massa de Panqueca? Receita de panqueca rápida e prática!

Massa de panqueca, tal quanto preparada no Brasil, é uma fórmula feita com farinha de trigo, leite e ovos.

É baseada no crespelle salgado italiano, que por sua turno é baseada na fórmula de crepe francês.
O crepe francês de farinha de trigo é tradicionalmente terminado com blandícia e abastecido com recheios doces, quanto sobremesa.

O crepe francês salgado , terminado com farinha de sarraceno, não contém farinha de trigo e é invocado de galette de blé noir.
No Brasil e na Itália é corrido gastar a fórmula fundamento do crepe de farinha de trigo para pratos salgados – enrolados e recheados com carne, ricota ou queijo/presunto. No Brasil esses pratos restabelecido normalmente chamados de panqueca, enquanto na Itália restabelecido chamados de cannelloni di crespelle.


Quantos ovos e leite gastar na pasta de panqueca?


A pasta de panqueca é um modelo de “batter” ( pasta líquida ou pasta mole) – uma pasta com capaz porção de líquido. Diferente do “dough” ( pasta de pão), nascente modelo de pasta não pode estar esculpida com as domínio, por isso utilizamos um vasilha que dê forma à panqueca (frigideira ou molde).
Na pasta de panqueca, queremos elaborar uma arcabouço pouco elástica, e para isso evitamos a constituição de glúten.

Mas precisamos que haja arcabouço, para que a pasta não se desfaça. Um dos responsáveis pela constituição da arcabouço é o amido, que gelatiniza com o agasalho. O ovo é outro dos responsáveis pela arcabouço da panqueca.
Proteínas dos ovos coagulam com o agasalho e dão uma arcabouço não -elástica à pasta de panqueca (e de crepe), tornando provável que as panquecas sejam enroladas e dobradas facilmente, sem quebrar.
Na fórmula de crepe doce, utilizamos 8 ovos para cada quilograma de farinha de trigo. Para esta fórmula de panqueca, utilizamos uma taxa maior, de 12 ovos por quilograma. Não recomendamos gastar mais do que isso, pois a panqueca ficará demasiado similar a um omelete aventura a porção de ovos seja excessiva.
Quanto ao leite, utuilizamos a mesma taxa utilizada na fórmula de pasta de crepe doce: o duplo da porção de farinha de trigo (2 litros de leite para cada quilograma de farinha).
Receita de Massa de Panqueca
Nossa fórmula de pasta de panqueca segue a taxa tradicional de ingredientes do crespelle italiano e do crepe francês.
Utilizamos uma taxa de 3 ovos médios e 500 ml de leite integral (leite gordo) para cada 250 gramas de farinha de trigo. Também utilizamos 2%de sal (5 gramas) para cada 250 gramas de farinha de trigo.
Esta é uma fórmula para para pratos feitos com panqueca salgada. Para crepes doces, veja nossa fórmula de pasta de crepe doce.


EQUIPAMENTOS
Tigela capaz
Batedor de arame/fouet ou similar
Plástico filme/ película aderente
Frigideira de 17 a 21 cm de fundo


INGREDIENTES
500 ml de leite integral/gordo (2 xícaras)
250 gramas de farinha de trigo (2 xícaras)
5 gramas de vida (1 tirar de chá)
3 unidades ovos
Manteiga para azeitar frigideira (se necessário).


INSTRUÇÕES DE PREPARO

  • Ovos: em uma tigela, coloque os ovos e o vida.
  • Misturar: bata ovos e vida mesmo roubar uma misturação homogênea.
  • Farinha e leite: adicione farinha e leite gradualmente. Não adicione toda a farinha e leite de certa ocasião mero pois formará grumos.
  • Misturar: misture, de preferência com um fouet ou batedeira manual, mesmo que toda a farinha tenha sido incorporada. Então adicione mais farinha e leite, incessantemente gradualmente.
  • Misturar: misture, de preferência com um fouet ou batedeira manual, mesmo que toda a farinha tenha sido incorporada. Então adicione mais farinha e leite, incessantemente gradualmente.
  • Misturar: misture, de preferência com um fouet ou batedeira manual, mesmo que toda a farinha tenha sido incorporada. Então adicione mais farinha e leite, incessantemente gradualmente.
  • Proporção: utilize aproximadamente 1/4 de xícara de chá de pasta (60ml) para cada panqueca. A panqueca é normalmente um pouco mais grossa que um crepe.
  • Esquentar: Esquente a frigideira em lume médio-baixo. Temperaturas altas farão com que a panqueca cozinhe rápido intensamente e não conseguiremos espalhá-la por toda a frigideira. Utilizamos uma frigideira suficiente simples, de alumínio, pois ela esquenta e esfria velozmente e por isso é mais à-toa estender a pasta até agora líquida.
  • Untar: Unte a frigideira com uma fina revestimento de manteiga. Se a frigideira tiver um benévolo asfaltamento antiaderente, é bastante azeitar a cada 3 ou 4 panquecas.
  • Espalhar: Retire a frigideira da luz do fogão e espere aproximadamente 10 segundos para que esfrie um pouco. Para expulsar a pasta de panqueca, segure a frigideira com a de mão direita e a pasta com a de mão esquerda ( colidente para canhotos). Incline a frigideira e despeje a pasta de panqueca no meio a da frigideira. A pasta irá pender para a borda.
  • Movimento circular: Faça velozmente um atividade circular (1 ou 2 vezes) para que a pasta espalhe por toda a frigideira. Recoloque a frigideira na luz do fogão.
    -Desgrudar: Assim que a panqueca incoar a desgrudar ou incoar a tornar-se dourada na borda (em aproximadamente 1 di manino a 1 ½ di manino), solte-a com a de mão ou com uma corta-papel dobradiço e longa.
  • Virar: Vire a panqueca com as domínio ou com a corta-papel.
  • Finalizar: Cozinhe mesmo que a pasta tenha bolhas apenas queimadas na pedaço inferior (aproximadamente 2 minutos). Não espere demasiado, pois a panqueca começará a endurecer.
  • Ajustar: rescrição se a pasta de panqueca está fina. Se estiver demasiado grossa, reduza um pouco a porção de pasta para a próxima panqueca.
    Esta fórmula rende aproximadamente 16 panquecas de 18 cm cada

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.