Viagem à Finlândia: Porvoo, a cidade tranquila

Viagem à Finlândia: Porvoo, a cidade tranquila

Se há uma cidade na Finlândia, onde o tempo parece ter parado, que transmite uma imensa paz e tranquilidade, e que guarda toda a essência do passado, essa é Porvoo ( Borga em sueco). A segunda cidade mais antiga da Finlândia depois de Turku, situada a uma hora escassa de Helsinki é um local ideal para descobrir o encanto e o ambiente descontraído das cidades finlandesas.
Em nosso percurso de carro pelo sul da Finlândia, Porvoo foi a nossa primeira parada, já que tinha ouvido falar da grande beleza de seu centro histórico, repleto de casinhas de madeira que datam da idade média. A imagem das casinhas vermelhas junto ao rio, o cartão postal mais típica de Porvoo, foi como um ímã que nos atraiu desde o primeiro momento que descobrimos esta cidade pela rede.
Dados de interesse
– Está situada a cerca de 50 km a leste de Helsínquia.
– É a segunda cidade mais antiga da Finlândia depois de Turku.
– Tem algo mais de 48.000 habitantes.
– O primeiro assentamento em Porvoo data do século XIII.
O Que ver/fazer em Porvoo
O centro histórico desta cidade não é grande, nem muito menos, e em um par de horas se pode percorrer perfeitamente. De fato, existem inúmeras excursões diárias que saem de Helsínquia, tanto por terra como por mar. A meu entender é um lugar para passar uma manhã ou uma tarde, não mais, a não ser que você tenha muito tempo e adoreis a tranquilidade… Na velha Porvoo ( a nova zona é outra coisa) pode-se caminhar por suas ruas de pedra e impregnaros da paz que se respira no ambiente.
– Cidade velha ( Old Porvoo): um encantador rede de ruas e casas de madeira que datam do século XVIII. Podem-Se ver restaurantes e lojas de recordações e de decoração ao longo deste pitoresco bairro velho. Tranquilidade e charme a raduales. E se vos apetecer, a secretaria de turismo organiza tours guiados em inglês.

– Casas na margem do rio: A imagem mais famosa de Porvoo são estas casas junto ao rio que, originalmente, se pintaram de vermelho para celebrar a chegada do rei sueco Gustavo III. Os antigos armazéns eram usados para guardar todo o tipo de produtos e alimentos, e são hoje um dos atrativos turísticos de Porvoo. Só por ver esta imagem já vale a pena vir até aqui.

– Catedral: Situada em uma colina, no coração do centro histórico, é um prédio simples, que se começou a construir no século XIV e que tem passado por diversas vicissitudes, incluindo 5 incêndios. A entrada é gratuita.
– Museus: A cidade conta com vários museus, entre os quais se destacam o de Porvoo e o do escritor Runeberg.
– Restaurantes e cafés: A cidade é conhecida em todo o sul da Finlândia, por seu bom gosto e refinamento e a restauração é uma boa prova disso, pois sempre teve fama de ser uma cidade onde se come muito bem. Junto ao rio, há muitos locais onde poder tomar algo cercado de tranquilidade, mas tenho que admitir que não pisé local algum e minha comida aqui se limitou a um piquenique ( nem sempre a pessoa pode comer de mesa e toalha), às margens do rio contemplando essas casas hipnóticas. Eu Nunca ia me soube tão bem!

– Compras e mais compras: dizem que aqui há lojas de decoração com muita arte, estilo e requinte. Ignorar este assunto mas, se é verdade que havia bastantes locais relacionados com a decoração. Também lojas de recordações, antiguidades, boutiques….As ruas mais conhecidas são Välikatu e Jokikatu. Para compreender: os amantes das compras aqui poderão desfrutar muito..
– À proximidade: visitar a Ilha Pellinki para descobrir como vivem da pesca os seus cerca de 300 habitantes ou a ilha Emäsalo, uma ilha tranquila com casas onde alguns finlandesdes vem passar o verão.

Resumindo um pouco, podemos dizer que visitar este velha cidade Finlandesa vale muito a pena já que só passear por suas ruas é desses momentos que são lembrados de uma viagem. Em nossas retinas ficará para sempre a bela estampa dessas casas vermelhas de madeira junto ao rio tranquilo. Um lindo lugar que me encheu de paz e me recargó de energia para continuar com a minha viagem pelo sul do país.
Mais informações
– Web Turismo de Porvoo.
– Hotéis em Porvoo.
– Mais fotos de Porvoo na minha galeria do Flickr.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *